Prepare-se para ser surpreendido por um “outro Algarve”.
A GR13 - Via Algarviana parte de Alcoutim, nas margens do rio Guadiana, e termina com o oceano Atlântico à vista, no Cabo de São Vicente.
Pelo caminho, atravessa o interior do Algarve ao longo de cerca de 300 quilómetros, divididos em 14 setores que o levam a descobrir uma paisagem rica e diversa. A GR13 cruza as três serras algarvias (Caldeirão, Monchique e Espinhaço de Cão), o barrocal, a beira-serra e parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.
» Conheça os 14 Setores
É este território que o convidamos a explorar. As povoações rurais, os sabores e as tradições das gentes locais juntam-se à beleza da vegetação, das aves e outros animais, criando uma paisagem natural e humana que vai guardar na memória.
Por isso, a Via Algarviana é mais do que uma Grande Rota Pedestre. Percorrê-la é mergulhar numa experiência em que o tempo passa mais devagar, em que o desafio da caminhada é recompensado, a cada pausa, pelo ar puro e pela contemplação silenciosa da natureza.
Conheça mais sobre a Via Algarviana no Guia Informativo Geral.
Veja aqui como planear a sua caminhada.
Siga esta pista.
Sinalética a seguir na GR13 - Via Algarviana
Além das setas de direção, setas informativas e painéis de interpretação instalados no terreno, siga as marcas de Grande Rota (GR), registadas pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, que encontra em postes ou pintadas em superfícies naturais (como rochas, por exemplo).