Se vai fazer este percurso, tenha em atenção a seguinte informação:
- O audioguia adaptado da Anta da Masmorra destina-se a invisuais ou amblíopes acompanhados de pelo menos uma pessoa da sua confiança. As descrições dos pontos de interesse e do percurso foram adaptadas, mas os caminhos que vai percorrer, embora não tenham obstáculos relevantes, são públicos e não estão equipados nem foram adaptados de forma a permitir fazer a caminhada em autonomia e segurança.
- A escuta do ficheiro áudio consome mais bateria do que o uso normal do telemóvel. É aconselhável levar um ‘power bank’ de reserva.
- O percurso decorre maioritariamente por estradões de terra batida, por vezes com algumas pedras soltas. Os últimos cerca de 700 m são feitos em estrada de alcatrão, pela berma.
- É preciso atravessar um curso de água, a Ribeirinha, em dois momentos:
- no primeiro, poucos metros após o início do percurso, a travessia é feita por um tabuleiro com piso de cimento e sem guardas laterais.
- no segundo, a cerca de dois terços do percurso, após uma longa descida, a travessia pode ser feita ou diretamente pelo leito (caso a ribeira esteja seca), ou usando as poldras do lado esquerdo do caminho. Atenção: estas poldras são pedras com tamanhos diferentes e a sua superfície tem formas e inclinações também irregulares, pelo que pode ser mais seguro descalçar-se e atravessar a vau, se o caudal o permitir. Aconselhamos a que leve uma toalha na mochila para limpar os pés. Os caminhantes deverão avaliar qual a melhor opção. No inverno, após períodos de chuva abundante, pode ser difícil transpor esta linha de água.
- O acesso à Anta da Masmorra é feito por um carreiro estreito do lado direito do caminho, rodeado de estevas, pouco antes de chegar aos moinhos.
- O percurso atravessa algumas plantações de pinheiro manso. Tenha atenção para não tocar em eventuais ninhos de lagartas processionárias, que podem provocar irritações graves.
- No troço asfaltado, siga sempre pela berma e esteja atento à circulação de automóveis.
Comece por descarregar o audioguia, antes de iniciar a caminhada:

Partimos na estrada asfaltada, junto à placa que indica a barragem e a “Anta da Masmorra”. Seguindo a orientação da placa, começamos esta viagem à descoberta da Serra do Caldeirão.
Vai atravessar a Ribeirinha. Continue a caminhar sempre pelo caminho principal, seguindo as marcas de Grande Rota, e ignore o caminho que surgiu à direita. O painel informativo sobre a Anta da Masmorra aparecerá do seu lado direito. Apanhe um pequeno trilho que passa à direita do painel, na direção do painel, e continue em frente até chegar à anta. Depois desta visita, siga pelo mesmo trilho de volta ao caminho principal e depois vire à direita e continue em direção aos moinhos.
Tome agora atenção: vire no primeiro caminho à esquerda depois de passar o segundo moinho e comece a descer. Ignore os dois caminhos que surgirem à esquerda, continuando sempre em frente. À sua direita vai ver uma barragem. Quando lá chegar, aproveite para parar um pouco.
Sempre a descer, vai voltar a encontrar a ribeira. Assim que se sentir preparado para deixar este local, vire à direita.
Quando chegar à estrada asfaltada, vire à esquerda, regressando ao ponto de partida.