Percurso de Vale Fuzeiros (São Bartolomeu de Messines, Silves)
Um trilho que o leva a percorrer os caminhos rurais de Vale Fuzeiros. O ponto alto deste percurso áudio guiado é a fantástica vista panorâmica sobre a barragem do Rio Arade.
Localização
Algarve, concelho de Silves, freguesia de São Bartolomeu de Messines, localidade de Vale Fuzeiros
Acessos (de Carro)
Tomando a A2 ou o IC1, sair em São Bartolomeu de Messines e seguir para a EN 124 em direção a Silves. Se vier pela A22-Via do Infante, sair em Silves e tomar a EN 124 em direção a São Bartolomeu de Messines. Encontrará placas com as seguintes indicações: Vale Fuzeiros | Amorosa | Calçada | Barragem do Funcho. Seguir sempre as placas em direção a Vale Fuzeiros.
Ponto de Partida
Ponto de Chegada
Em Vale Fuzeiros, na EM 1080, junto ao café “O Gralha”
Tipo de Percurso
Circular
Localização
Acessos (de Carro)
Ponto de Partida
Ponto de Chegada
Em Vale Fuzeiros, na EM 1080, junto ao café “O Gralha”
Tipo de Percurso
Circular
Altitude Mínima
73 m
Altitude Máxima
166 m
Extensão
7,60 km (percurso total) ou 5,60 km (sem subida para avistar a Barragem do Arade)
Duração
Descida Acumulada
243 m
Descrição do itinerário

Comece por descarregar o audioguia, antes de iniciar a caminhada.

• MP3: 41
  • MP4: 59

De frente para o café “O Gralha”, siga pela berma direita da estrada e vire na primeira à esquerda. Cerca de 120 m depois, vire pela rua estreita à esquerda, entre casas, que surge quando a estrada apresenta uma curva para a direita.

Continue sempre em frente e vire à direita, por um caminho estreito, antes da ruína. Vai encontrar o ponto nº 1. Aí, siga a indicação para virar à direita. A seguir vire à esquerda, contornando a ruína e seguindo por um trilho nas traseiras.

Siga pelo caminho em frente passando entre casas até chegar ao cruzamento de estrada asfaltada. Aí vire à direita e caminhe pelo lado esquerdo da berma. Cerca de 250 m depois vire no segundo caminho à esquerda. Aí, irá encontrar o ponto nº 2.

Caminhe cerca de 500 m ao longo da estrada. Siga pelo caminho de terra à esquerda, antes de uma casa branca, desça até à estrada asfaltada e aí vire à esquerda e depois à direita. Vai encontrar o ponto nº 3 e a indicação para virar à direita. No cruzamento, siga pelo caminho da direita.

Na estrada asfaltada, vire à esquerda e caminhe na berma cerca de 150 m. Vire no segundo caminho à direita. Quando chegar à bifurcação, encontrará um caminho à esquerda a subir e outro em frente. Aqui pode optar por subir pelo caminho principal da esquerda e fazer um desvio de 2 km (ida e volta) para ir até um ponto alto com vista panorâmica de 360º sobre a Barragem do Arade e o Centro Nacional de Reprodução de Lince-ibérico. Caso prefira continuar em frente, ouça apenas a informação e prossiga.

No caminho principal, atravesse a ribeira. Mantenha-se no caminho principal, da direita, e comece a subir.

Quando chegar ao cruzamento com a linha de água, siga o caminho íngreme à direita durante cerca de 250 m, até à estrada asfaltada. Vá pela berma direita da estrada. Depois de 4 curvas e contracurvas, surge uma reta maior que as anteriores e, antes de a curva da estrada voltar para a direita, siga o caminho de terra que se abre à esquerda. Saberá que está no caminho correto quando, após cerca de 30 m, vir à sua esquerda um caminho que desce para a barragem.

Siga em frente, atravessando novamente a linha de água. No cruzamento, vire à direita em direção à estrada de asfalto e continue pela direita, descendo até à EM 1080.

O que pode ver?

• Javali - Sus scrofa
  • Lebre - Lepus europaeus

INFORMAÇÕES ÚTEIS

• Durante o percurso, terá indicação para colocar o audioguia em pausa durante o tempo necessário até chegar a um determinado local;
  • Noutras ocasiões, deverá colocar o audioguia em pausa caso ainda não esteja junto ao local que está a ser descrito, pois pode haver diferença entre o tempo contado no ficheiro e o tempo que levou a chegar;
  • Circule sempre pela berma do caminho, devido à circulação de veículos;
  • No inverno, principalmente após períodos de chuva abundante, pode ser difícil transpor algumas linhas de água.
Contactos Úteis
  • Em caso de emergência ligue: 112
Ficheiros para download
Folheto Informativo com Mapa
Ficheiro MP4 (audioguia em formato video, para Smartphone): Percurso de Vale Fuzeiros