Esta Ligação começa junto ao Posto Municipal de Turismo de Albufeira e daí acompanha o Parque Verde Urbano durante cerca de 1 km. No final do parque vira à direita e cerca de 350 m depois segue por uma estrada à esquerda. Nesse caminho encontrará uma zona rural com alfarrobeiras, que nos faz esquecer que acabámos de sair da cidade de Albufeira.
O caminho segue depois sem dificuldade até à estação de comboios das Ferreiras. Continua por estrada e de seguida toma um caminho de terra até à povoação de Centieira. Atravessa caminhos mais rurais, e é aqui que a Ligação converge com a PR1 – Percurso do Castelo, até Paderne.
Chegados a Paderne, os percursos separam-se e a Ligação acompanha agora a PR2 – Percurso do Cerro de São Vicente, até sair da vila. Aproveite para fazer uma paragem em Paderne para retomar energia. A aldeia de Paderne merece uma visita.
Daqui até à zona do Parral, a Ligação acompanha a PR3 – Percurso do Cerro Grande, passando pela icónica Ribeira de Algibre. A partir deste ponto podemos observar a paisagem típica do barrocal (sub-região natural do Algarve, localizada entre a serra e a costa, caracterizada pela presença de várias elevações calcárias de forma irregular denominadas “barrocos”, que raramente excedem os 400 m de altitude), onde se pode ir desfrutando, para além das zonas de mato, das pequenas propriedades de alfarrobeiras, amendoeiras e figueiras.
Sem se dar conta chegará ao Esteval dos Mouros. Daí o percurso segue em direção à Rocha Amarela. Encontrará o aglomerado com o mesmo nome, que se encontra abandonado.
Caminhará por entre pomares de sequeiro com alfarrobeiras e amendoeiras e zonas de mato. O itinerário segue em direção à localidade de Júlia que lhe oferecerá uma vista panorâmica sobre Alte. Desce depois até ao Bairro da Boavista e a Ligação finaliza junto à Ribeira de Alte.
» PATRIMÓNIO HISTÓRICO, ARQUEOLÓGICO E RELIGIOSO
Albufeira
Paderne
Alte
» NATUREZA
A Ligação integra em cerca de 600 m a área classificada como Sítio da Ribeira da Quarteira (PTCON0038). Ao longo das margens podem observar-se tamargais (Tamarix sp.), loendrais (Nerium oleander), orlados de freixiais (Fraxinus angustifolia), e em alguns casos a palmeira-anã (Chamaerops humulis).
Durante 12 km, o percurso encontra-se inserido no Sítio "Barrocal" (PTCON0049) da Rede Natura 2000, área de importância especial para a flora endémica e habitats naturais. Destaque para algumas espécies de orquídeas que aqui ocorrem: Erva-abelha (Ophrys apifera); Erva-vespa (Ophrys lutea); Abelhão (Ophrys speculum); Flor-dos-macaquinhos-dependurados (Orchis italica) ou o Testículo-de-cão (Orchis morio). As culturas agrícolas predominantes são de pomares de sequeiro, neste caso compostos por amendoeiras, alfarrobeiras e oliveiras.
Em Alte, as Fonte Grande e Pequena, com uma pisicna de água natural muito apreciada, convidam ao descanso. Há também a Cascata do Vigário, com 24 metros de altura, que terá sido criada pelo desvio do leito da ribeira de uma zona mais a levante para este local, a mando de Duarte de Melo Ribadeneyra, 18º Senhor de Alte, nos finais do Século XVII. Com bom tempo, pode aproveitar para relaxar e ir a banhos.
» LOCAIS DE DESCANSO E APOIO AO LONGO DO PERCURSO
» MULTIBANCO
LINHAS DE AUTOCARRO
Mais informação: Vamus Algarve
A rede urbana municipal Giro inclui uma ligação à estação CP Albufeira-Ferreiras.
OUTROS ACESSOS
Comboio: estação Albufeira-Ferreiras. Site: CP - Comboios de Portugal
Nota: a estação de Albufeira-Ferreiras fica a cerca de 6 km de Albufeira. Esta ligação da Via Algarviana passa pela estação. A rede urbana municipal Giro inclui duas linhas que passam pela estação CP Albufeira-Ferreiras.
Autocarro interurbano: Rede Expresso.