No 5º setor espera-o uma paisagem espectacular, mas também um dos dias mais exigentes e difíceis desta jornada. Vai caminhar em plena Serra do Mú ou do Caldeirão, com um relevo muito sinuoso e acidentado. As subidas levam-no até cumes de onde tem vistas panorâmicas inesquecíveis e onde vai querer aproveitar para respirar bem fundo. As descidas seguem ao encontro de vales verdejantes e linhas de água.
Sai do centro de Cachopo rumo a ocidente, por uma bela paisagem florestal com sobreiros e densos matos de medronheiros, urzes e estevas. Passa por pequenos aglomerados habitacionais: Currais, onde encontra à venda produtos típicos da serra, incluindo aguardente de medronho e mel; Alcaria Alta, com uma fascinante panorâmica sobre a serra; e por fim, Castelão, onde pode apreciar a arquitetura tradicional.
Chegamos depois à Ribeira de Odeleite, um local de inegável beleza natural. Aproveite para um merecido descanso, antes de iniciar a longa ascensão até Parises.
Parises é um local de paragem obrigatório para recompor as energias após o esforço anterior. É também aqui que encontra a Ligação 1 - Via Algarviana (Parises) até São Brás de Alportel. Se fizer esta ligação, reserve algum tempo para visitar a bonita e tradicional vila de São Brás de Alportel.
Voltamos ao nosso ponto de descanso, em Parises, e caminhamos em direção a Oeste. Atravessam-se os Barrancos do Bufo, Javali e o Corgo de Loulé. Atinge-se o Cerro da Relva, onde a vista é ampla: a Norte, vemos os Montes Novos; a Este, Parises; e a Oeste, o Barranco do Velho.
O caminho segue para a foz da Ribeira do Vale Formoso, afluente da Ribeira de Odeleite. Na divisão entre os concelhos de São Brás de Alportel e Loulé, intercetamos a PR5 LLE - Percurso Pedestre dos Montes Novos, cujo traçado partilhamos durante cerca de 1 km. No local onde este trilho se separa do nosso, começamos a intercetar a Ligação 6 - Ameixial à Via Algarviana (Barranco do Velho). Deste ponto até ao Barranco do Velho ainda há algumas subidas, mas a beleza da serra vai continuar a surpreendê-lo..
Já na povoação de Barranco do Velho, junto à sede da APFSC - Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão, mais uma interceção: partilhamos o traçado da PR17 LLE – Percurso Pedestre do Barranco do Velho num caminho muito bonito, com bastante sombra e com os sobreiros a preencher a paisagem.
Aqui, a cortiça ainda tem muito valor económico. Vale bem a pena conhecer melhor a povoação, experimentar e comprar os produtos da terra no restaurante, na loja de artesanato e na destilaria de aguardente de medronho.
» PATRIMÓNIO HISTÓRICO, ARQUEOLÓGICO E RELIGIOSO
» NATUREZA
Parte de la red Natura 2000 (lugar "Caldeirão" PTCON0057), fue una de las zonas más importantes del Algarve para especies emblemáticas como el gato montés (Felis silvestris) y el lince ibérico (Lynx pardinus).
La vegetación natural incluye densos bosques de alcornoque (Quercus suber), bajo los cuales crecen jarales (Cistus ladanifer), madroñales (Arbutus unedo) y brezales (Erica sp.), entre otras especies. Los alcornocales son una de las zonas más ricas en biodiversidad. En el municipio de São Brás de Alportel, la extracción de corcho ha sido y sigue siendo de gran importancia para la economía local. El corcho que aquí se extrae es el de mayor calidad de Portugal.
En cuanto a la avifauna, destacan el águila perdicera (Aquila fasciata), el búho real (Bubo bubo), el águila culebrera (Circaetus gallicus) y el gavilán (Accipiter nisus). También se pueden encontrar diversas especies de aves paseriformes como el mosquitero ibérico (Phylloscopus ibericus), el herrerillo capuchino (Lophophanes cristatus) o la curruca rabilarga (Sylvia undata).
También es una zona importante para varios mamíferos, como la garduña (Martes foina) o el tejón (Meles meles).
En invierno también se pueden encontrar setas. Pero cuidado: nunca hay que recogerlas y/o cocinarlas si no se sabe identificarlas y no se está seguro al cien por cien de que no son tóxicas.
LOCAIS DE APOIO E DESCANSO AO LONGO DO PERCURSO
Nota: Existe a possibilidade de dividir este setor em dois mais curtos, percorrendo de Cachopo a Feiteira no primeiro dia, e de Feiteira a Barranco do Velho no segundo.
MULTIBANCO
LINHAS DE AUTOCARRO
Mais informação: Vamus Algarve