Etapas da GR13 - Via Algarviana
Conheça a Grande Rota em BTT. Aceite o desafio e descubra o interior do Algarve a pedalar: são 300 km desde Alcoutim até ao Cabo de S. Vicente.

Prepare-se para conhecer "um outro Algarve", sobre rodas.

A GR13 - Via Algarviana inicia em Alcoutim, junto ao Rio Guadiana, e termina no Cabo de São Vicente. Ao todo, são 300 quilómetros que atravessam as três serras algarvias (Caldeirão, Monchique e Espinhaço de Cão), o barrocal, a beira-serra e parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. 

Esta Grande Rota é ciclável em mais de 90% da sua extensão. Em pequenos troços, é necessário transportar a bicicleta à mão ou carregá-la aos ombros.

As características do território exigem uma boa preparação física e técnica, que deve ter em conta ao organizar a sua travessia em BTT.

Descubra também as Ligações à Via Algarviana. Esta é uma ótima sugestão para os amantes de BTT, pois alguns destes percursos iniciam numa estação ferroviária. Pode transportar a bicicleta no comboio, iniciar a sua aventura percorrendo a Ligação e chegar à Via Algarviana a partir do ponto em que estas infraestruturas estão ligadas. 

Dependendo das capacidades dos ciclistas, recomendamos um mínimo de cinco dias para percorrer a GR13; veja abaixo as 5 etapas que propomos, com fichas técnicas detalhadas. 

Conheça mais sobre a Via Algarviana no Guia Informativo Geral.

Veja aqui como planear a sua travessia em BTT.

Siga esta pista. 

 

Conhecer as 5 Etapas