Ligação 4: Estação de Comboios de Lagos à Via Algarviana (Bensafrim) - 10,10 km
Trilho fácil que parte da histórica cidade de Lagos, no litoral, até Bensafrim, onde pode contemplar a imponente escarpa.
Localização
Algarve, no concelho de Lagos
Acessos (de Carro)
Vindo pela Estrada Nacional 125 ou Via do Infante A22, seguir em direção a Lagos e seguir as placas indicativas para a CP de Lagos
Acessos (de Comboio)
Descida Acumulada
179m
Descrição do itinerário

Esta ligação começa na estação de comboios de Lagos, passando junto à Marina. Atravesse a ponte pedonal e siga para a direita na Avenida dos Descobrimentos. Na primeira rotunda (Praça D. João II), o percurso segue em frente pela Estrada Nacional 125, até avistar a próxima rotunda. Nesta estrada, atravesse para a esquerda na passadeira de peões (junto às bombas da GALP) e siga pela esquerda em direção à Avenida da Fonte Coberta. Ao fundo desta avenida há uma rotunda: o percurso toma o caminho da direita, passando ao lado da Falfeira, por cima da Estrada Nacional, em direção a Monte Judeu.

O caminho faz-se agora entre casas com pequenos jardins e algumas hortas. Na estrada em Monte Judeu viramos para a direita e logo de seguida para a esquerda. Caminhamos entre amendoeiras rodeadas de muros que delimitam as terras, uma paisagem característica desta zona do barrocal algarvio.

Facilmente chegamos ao Colégio e daí continuamos em direção a Bensafrim, passando por baixo da A22 (Via do Infante). Ao chegar a Bensafrim, atravessamos a Ribeira da Machada, chegando ao final desta ligação.

O que pode ver?

• Rua da Barroca.

Bensafrim

• Igreja Matriz;
  • Menir da Cabeça do Rochedo: monumento arqueológico com forma cilíndrica e aspeto fálico, localizado no lugar do Figueiral. Este monólito é o único, dos oito existentes, a permanecer na sua localização original. Os restantes foram relocalizados pelo Município de Lagos e um foi furtado.
  • Necrópole da Fonte Velha: também conhecida como Salmões da Mina, este é um local de grande valor arqueológico, onde há vestígios de incinerações romanas, peças de bronze do século I a.C., mas também espólios do período pré-romano. Foram também encontradas lajes funerárias com escrita do Sudoeste, da 1ª Idade do Ferro (Séculos VII – V a.C.).

» NATUREZA

A imponente escarpa de Bensafrim é um exemplo da transição entre a serra e o barrocal. Ao longo da faixa do barrocal, atravessada por esta ligação, encontramos paisagens agrícolas nos vales férteis, onde são bastante caraterísticos os pomares de sequeiro, com Alfarrobeiras (Ceratonia siliqua), Oliveiras (Olea europaea), Amendoeiras (Prunus dulcis) e Figueiras (Ficus carica).

Em termos de flora, destaque para plantas mediterrânicas como a Aroeira (Pistacia lentiscus), os Tomilhos (Thymus sp.), o Alecrim (Rosmarinus officinalis), o Carrasco (Quercus coccifera) e a Azinheira (Quercus rotundifolia).

A Ribeira de Bensafrim, principal curso de água no município de Lagos, tem uma enorme importância na rede hídrica da região. É esta ribeira que desagua diretamente para a baía de Lagos, após percorrer 15 km desde a Serra de Espinhaço de Cão. Resulta da junção de diversos cursos de água menores e de barrancos, tais como as ribeiras da Machada, Corte do Bispo, Sabrosa e Candeeira. Tem também um papel importante na hidrologia da região de Lagos: alimenta diretamente o aquífero Almádena-Odiáxere e é uma fonte de água para atividades agrícolas.

LOCAIS DE DESCANSO E APOIO AO LONGO DO PERCURSO

• Monte Judeu.

MULTIBANCO

• Lagos;
  • Bensafrim.

LINHAS DE AUTOCARRO

• Lagos:
    Linhas da rede urbana Onda
    Linha 47 - Cabo S. Vicente - Lagos (por Sagres) - (esta linha também pára em Vila do Bispo)
    Linha 51 - Albufeira - Lagos (litoral) - (esta linha também pára no Alvor)
    Linha 56 - Aerobus (aeroporto de Faro)
    Linha 57 - Faro - Lagos (Transrápido) - (esta linha também pára no aeroporto de Faro)
    Linha 79 - Lagos - Odeceixe (esta linha também pára em Bensafrim e Aljezur)
    Linha 80 - Lagos - Portimão (esta linha também pára na Mexilhoeira Grande)
  • Bensafrim:
    Linha 6 - Onda Verde (ligação a Lagos)
    Linha 7 - Onda Castanha (ligação a Lagos)
    Linha 79 - Lagos – Odeceixe (esta linha também pára em Aljezur)

Mais informação: Vamus Algarve.

OUTROS ACESSOS

Comboio: estação de Lagos. Site: CP - Comboios de Portugal

Autocarro interurbano: site Rede Expresso.